terça-feira, 3 de março de 2009

Sinuosidade de Gesso

O gesso pode ser aplicado como sanca, moldura, barrado, rodapé, rebaixamento de teto, como contorno em volta de batentes de portas e janelas, entre outras funções.
Esse material também pode ser aplicado direto na parede de bloco de tijolo sem as etapas do chapisco reboco massa fina e massa corrida e é conhecido popularmente como "gesso liso" porque fica com um acabamento fino igual ao da massa corrida.
Ele é vendido na forma de um pó branco, composto basicamente de sulfato de cálcio hidratado. Quando a gipsita é esmagada e calcinada, ela perde água, formando o gesso.
No Brasil, o município de Grajaú, no Maranhão, é considerado um dos maiores produtores de gesso e derivados do mundo.
Nesta sala e corredor deste apartamento de São Caetano do Sul - SP usamos o gesso como divisor de ambientes. Ele foi aplicado entre a sala de estar e jantar. A parte rebaixada fica na área de jantar e envolve o corredor da área intíma. Para suavizar o volume optamos pela tabica ao redor de toda essa área.
Como o gesso pode ser moldado resolvemos fazer uma curva para deixar o rebaixo mais discreto. Para dar acabamento usamos uma moldura que é o mesmo rodateto da área de estar. Ele tem o modelo reto e abrange o teto também.
Projeto de 2007

Um comentário:

  1. Olá!

    Muito bonito o acabamento que o gesso proporciona, dá um toque de elegancia e leveza ao ambiente.

    Beijos, Bruna.

    ResponderExcluir