segunda-feira, 13 de abril de 2009

Viver Consciente

O aquecimento global tem como principal fenômeno o aumento dos Gases de Efeito Estufa na Atmosfera, e esse aumento tem sido acelerado pelas atividades humanas!
O Efeito Estufa é um fenômeno natural que garante a vida na terra. Ele é causado por gases que ficam na alta atmosfera da Terra, e que possuem a propriedade de reter parte da radiação solar, transformando em calor. Sem o efeito estufa natural, a Terra seria muito mais fria, sendo impossível a existência da vida.
O aumento dos gases, tem sido intensificados nos últimos 150 anos, desde o início da revolução industrial e tem causado um efeito mais forte, e por consequência o Aquecimento Global.
Existem 6 gases estufa, sendo os principais o gás carbônico e o metano, cujo elemento principal é o carbono.
As principais fontes desses poluentes são os combustíveis fósseis usados como energia para produção de eletricidade e nos veículos, além do problema do desmatamento.
Sendo assim, a humanidade precisa reinventar os próprios hábitos. Não se trata apenas de plantar árvores, sem desprezar a imensa e intangível importância da recuperação de nossas áreas verdes urbanas e matas ciliares. É preciso "descarbonizar" o modelo atual de produção-consumo, substituindo combustíveis fósseis por energia limpa e renovável, e promover novas tecnologias mais eficientes, economicamente viáveis e replicáveis no mundo inteiro.
Até 15 anos atrás, os impactos ambientais não eram reconhecidos como um custo para a humanidade, mas o fato é que são e agora vivemos o desafio de incorporá-lo a gestão dos negócios, ainda mais sem gerar prejuízos econômicos e/ou sociais.
Portanto, de um lado há pessoas e empresas que voluntariamente reconhecem seu débito com o meio-ambiente e, de outro, projetos que são certificados como promotores do desenvolvimento sustentável.

Um comentário:

  1. Que bacana! é sempre bom ver pessoas se preocupando em passar informações desse porte!
    Bjos

    ResponderExcluir