quarta-feira, 1 de julho de 2009

As Formas De Contratar Um Profissional

O profissional pode ser requisitado desde uma simples consultoria ou até para o gerenciamento geral da obra. A procura aumentou porque as pessoas perceberam que o profissional tem papel fundamental na melhoria da qualidade de vida”. Veja qual das formas vai se encaixar no seu orçamento:
PROJETO: A principal função do profissional é criar o projeto arquitetônico e/ou decorativo, no qual estão previstas todas as mudanças e soluções de acordo com o espaço e as necessidades do cliente. Além de desenhar as plantas e as perspectivas de cada ambiente, com as informações técnicas, ele avalia duas ou três opções de materiais adequados para serem empregados nas estruturas e nos acabamentos. Ainda faz o planejamento da obra, determinando as etapas e como serão contratadas. Um cronograma prevê o tempo de execução de cada fase até a conclusão, considerando os imprevistos. Essa “cartilha” deve ser seguida pelo responsável em gerenciar a obra.
PREÇO: Somente para fazer o projeto, o profissional cobra uma porcentagem do custo estimado da obra ou calculando com base na metragem quadrada da área a ser reformada ou construída e na complexidade dos serviços a serem executados.
CONSULTORIA: Quando a reforma é bem simples, como a substituição de portas ou revestimentos, reforma de móveis ou pintura, o profissional pode ser chamado para dar apenas uma consultoria sobre as melhores opções de mão de obra, acabamento e produtos. Não há necessidade de um projeto detalhado com informações técnicas.
PREÇO: Cobram 1/3 do valor que custaria um projeto completo.
GERENCIAMENTO: O profissional que fez o projeto pode cuidar do gerenciamento da obra, cobrando à parte. Esse trabalho é dividido em dois: a administração dos custos, que inclui as cotações de preços em três fornecedores, a compra dos materiais e a contratação da mão de obra (pedreiro, encanador, eletricista, gesseiro, carpinteiro, azulejista, pintor etc.), e a coordenação da execução de todos os serviços. Pode ser feito também por outro profissional ou até pelo próprio dono da casa.
PREÇO: de acordo com tabela do IAB, o arquiteto deve cobrar 15% do custo da obra. Quando o profissional já fez o projeto, costuma cobrar 12%.
ACOMPANHAMENTO DA OBRA: Mesmo que não seja contratado para gerenciar a obra, o profissional acompanha cada etapa para verificar se o projeto está sendo seguido pelo construtor ou mestre de obras. Normalmente, é feita uma visita de uma hora semanal, com ou sem o cliente. Se, por exemplo, a bancada foi colocada em altura errada, dá tempo de refazer o serviço sem prejudicar o andamento da obra. Três visitas podem estar inclusas no valor do projeto.
PREÇO: cada visita é cobrada como hora técnica.
Texto Marilena Dêgelo

Um comentário:

  1. Que ótimo. Vou precisar tão logo eu compre o terreno, que espero que seja breve.

    Abraços,

    www.twitter.com/construitter
    siga e recomende para o bem de mais um brasileiro em busca da casa própria.

    ResponderExcluir