terça-feira, 8 de setembro de 2009

Oh Dúvida Cruel

Contratar um profissional não é uma decisão fácil de se tomar, no entanto é uma boa idéia considerar a experiência e o know-how para o ajudar a iniciar e/ou completar todos os seus projetos decorativos. Cada minuto do seu dia está ocupado de compromissos profissionais, sociais e familiares? Quando olha para catálogos de tintas, tecidos, cortinas e persianas fica confuso com tanta escolha e não sabe por onde começar? Já comprou algumas peças com o intuito de decorar certo ambiente, mas depois na prática não sabe o que fazer com esses elementos? Quer que a sua casa seja uma verdadeira obra-prima, algo original, funcional e totalmente diferente daquilo que tem visto?
Saiba como escolher um profissional: Referências pessoais: familiares e amigos que possam conhecer ou já ter trabalhado com um profissional são pessoas ideais para recomendar alguém. Associações profissionais: muitos profissionais pertencem a associações do setor que podem entrar em contato para fazer a sua escolha inicial. Internet: nos dias de hoje, a internet é a ferramenta de autopromoção mais valiosa que qualquer profissional pode utilizar e, no ciberespaço, não faltarão decoradores por onde escolher. Entrevista de seleção: Agende reuniões com 2 ou 3 profissioanis que se tenham destacado de alguma forma na sua pesquisa inicial e, se possível, aproveite para realizar esse encontro na sua casa onde o profissional possa já ficar com uma primeira impressão do espaço a decorar. Esta ocasião deve ainda ser aproveitada para visualizar o portfólio de trabalho do designer. Além disso, esclareça todas as dúvidas: que serviços são incluídos na sua contratação? Quais serão as suas responsabilidades? Quais são os seus honorários e forma de pagamento?
Mãos à obra: Uma vez escolhido o profissional, reuna idéias e inspirações sobre o espaço em questão. Inspire-se em revistas e sites especializados para reunir imagens e amostras do que gosta (cores, texturas, padrões, têxteis, mobiliário), assim como pautar os objetivos desse espaço e quem serão os seus principais beneficiários. Deve ainda fazer uma lista das coisas que não gosta (por ex: o preto e o amarelo, padrões florais ou mobília clássica) e decidir se há móveis e/ou peças decorativas que quer manter ou reciclar para se adaptar à nova decoração. Quanto mais minuncioso for, mais fácil será comunicar aquilo que quer e o que não quer, o que facilitará o trabalho de ambas as partes. Um bom designer será capaz de identificar os seus gostos pessoais, o seu estilo de vida, as suas idéias e criar um espaço que seja um reflexo disso mesmo.
Decoração & Dinheiro
Todos nós sabemos que a decoração custa dinheiro, no entanto, hoje em dia a oferta em termos decorativos é tão vasta que é possível remodelar um ambiente inteiro com orçamento reduzido. Deixe bem claro qual o orçamento que tem para o projeto a executar e, em conjunto, procurem formas criativas e estilosas de o cumprir.
Final Feliz: Durante todo o processo de decoração, deve olhar para o seu decorador como um parceiro e não como alguém que simplesmente trabalha para você – não se esqueça que no fim, quem terá de viver na casa é você. É importante que ambos estejam disponíveis no caso de surgir algum imprevisto ou problema e, façam reuniões semanais. Mantenha as linhas de comunicação abertas durante todo o projeto: se tem dúvidas, diga; se há algo que não gostou. Em contrapartida, saiba ouvir: o decorador profissional é, afinal de contas, um profissional experiente e de confiança, com idéias e sugestões criativas para compartilhar com você.

Um comentário:

  1. Estou montando meu primeiro apartamento e sei bem como são essas dúvidas e crises na hora de escolher o que comprar, como compor... Por enquanto, estou tendo de me virar praticamente sozinha e, por isso, as dicas e observação de outros projetos são super válidos, mas sou super defensora da ajuda profissional. Gostei de ver, inclusive, as dicas para contratação desses profissionais. Parabéns pelo trabalho!!

    ResponderExcluir