quinta-feira, 2 de abril de 2009

O Que É Um Projeto

Para se ter uma casa agradável, bem distribuída, funcional, bonita, confortável é diferente do muitos podem pensar, não é necessário ter grande poder aquisitivo mas sim planejamento!
O projeto de interiores começa com o planejamento da decoração para resolver tanto problemas técnicos (como falta de espaço, por exemplo), quanto estéticos, abrangendo uma série de necessidades para melhorar a qualidade de vida.
Um projeto de interiores envolve várias etapas, incluindo a entrevista com o cliente para identificação das necessidades, o levantamento de informações do local (verificação de plantas e medidas), a apresentação do lay-out, plantas, perspectivas e orçamentos para aprovação por parte do cliente, com posterior detalhamento de todas as soluções propostas e a execução do projeto propriamente dito.
Estudo Preliminar: pesquisa de tendências, gostos e hobbys do cliente, estudo do espaço e estilos.
Lay out: estudo da circulação e distribuição de mobiliário.
Desenho de mobiliário: especificação de móveis que já existem modelos pré definidos, onde se adequam ao espaço e gosto do cliente.
Revestimentos: paginação de piso, paredes e bancadas e especificação de produtos.
Projeto de Elétrica e Hidráulica: estudo de pontos de iluminação, interruptores, tomadas, pontos de água, esgoto, água pluvial.
Projeto de Iluminação: especificação de lâmpadas e efeitos.
Projeto de Forro: rebaixos, sancas e molduras.
Projeto de Móveis: projeto de estantes, espelhos, tampos, mesas, tapetes e bancadas.
Projeto paisagístico: projeto de plantas, flores e arbustos, estudo de terreno, melhor local para o plantio, especificação de vegetação correta para o clima.
Acabamentos: Louças, metais, tampos, pedras, escolha de tecidos, modelos de cortinas e persianas, entre outros detalhes como objetos e acessórios de decoração.
Essas atividades alcançam unidade e equilíbrio e são planejadas respeitando o estilo de vida e gosto do cliente. Essas estapas são feitas em momentos diferentes do projeto, costumam ser entregues de 15 a 20 dias após a entrevista e aprovação do projeto.

3 comentários:

  1. De onde pegasse esse texto?

    ResponderExcluir
  2. Marisa, consulto muitos blogs, tenho uma certa experiência e acabei montando esse post. Leio uma coisa aqui, recebo outra ali, no final isso é uma junção de tudo o que vejo!
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Entendo que sendo assim vc deveria citar a fonte. vendo a questao por outro lado, se num projeto, vc olhar na revista e aplicar no projeto, fica fácil... assim qqr decorador ou pessoa com bom gosto faz...

    ResponderExcluir